A Laka publicou os resultados da edição 2018 de seu concurso Arquitetura que Reage [Architecture that Reacts], focado em “soluções arquitetônicas, projeto e tecnologias capazes de interagir dinamicamente com seus contextos”. Este ano, 200 participantes de mais de 30 países inscreveram mais de 130 projetos, seguindo uma abordagem interdisciplinar que vai além de soluções típicas construtivas.
Os vencedores deste ano vieram dos EUA e da Áustria, confrontando questões como mudanças climáticas, computação e novas formas de perceber o espaço em um futuro impulsionado pela máquina. A seguir, reunimos os vencedores, reconhecimentos especiais e menções honrosas da edição de 2018. Para mais informações sobre o concurso e resultados anteriores, visite o site oficial aqui.
“Especialistas em mudanças climáticas preveem um aumento na temperatura de até quatro graus no próximo milênio. Esse aumento resultará em uma reorganização drástica de nosso planeta à medida que o nível do mar aumenta e eventos climáticos mais extremos, como furacões e tsunamis, perturbem nossas cidades. Noventa por cento das maiores cidades do mundo estão localizadas próximas à água e, portanto, para abordar o aumento da densidade populacional e as diferentes condições ambientais, talvez precisemos começar a considerar o uso da água urbana existente como um local de oportunidade para construir novos tipos de paisagem dinâmicas capazes de responder de forma flexível com a mudança dos níveis das marés.”
Segundo Lugar
Homeostase incorporada / David Stieler
"Hoje, vivemos no mundo de computação onipresente. Os avanços na tecnologia da informação e em objetos sensoriais romperam fundamentalmente a maneira como o espaço digital é percebido, mas também alterou a forma como a interação social é organizada em nosso ambiente construído".
Terceiro Lugar
Plataforma de Movimento / Nusrat Jahan Mim, Arman Salemi
"Através do nosso projeto, estamos prevendo um futuro, onde os momentos humanos não serão substituídos pela rapidez das máquinas, mas a interação homem-máquina começará a desenvolver um novo conjunto de vocabulários para perceber o espaço e visualizar a arquitetura."
Reconhecimentos Especiais
Surftopia / Eduardo Camarena Estébanez, María Urigoitia Villanueva
Cidade de platina / Sean Thomas Allen
Vulcão Lite / Patorn Sangruchi
Menção Honrosa
Pavilhão Cactus / Andrés Martín-Pastor, Francisco González-Quintial
Lotus / Christopher Pin, Timothy Lai
GlazeNet / Marta Blaszczyk, Kacper Kania
Semente do Ártico / David James Morgan
Espaço de expansão / Negar Behzad Jazi
Abrigo de crise para todos / Zhiyong Wang, Zihao Wang
Reurbanização Wadi / Janki Shah, Jack Yang Bai, Betsy Daniel, Piyawut Koomsiripithuck
Retiro para a autonomia / Han Shen
Reativador do solo / ASA Studio (Alice Tasca, Francesco Stassi, Zeno Riondato, Giacomo Zambon, Eric Mutabazi Kayijuka